Há muitas ferramentas úteis ao trabalho, mas poucas são tão importantes quanto a análise SWOT. Essa ferramenta ajuda você a entender o mercado, superar seus competidores e obter os melhores resultados em vendas. Confira no artigo!
Vender é uma das atividades mais importantes na empresa, afinal, garante a entrada de dinheiro no caixa e legitima o modelo de negócio. Mas são necessárias boas técnicas de estratégia para vender mais, como a análise SWOT para vendas.
Em suma, a SWOT é uma ferramenta para análise estratégica. Ela ajuda a avaliar o ambiente interno e externo do negócio, então, subsidia bons planos. Seu nome é um acrônimo de 4 palavras: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, em inglês.
Nos tópicos seguintes, explicamos como usar a análise SWOT para vendas e obter ótimos resultados. Portanto, continue a leitura do nosso artigo com atenção.
Saiba como usar a tecnologia para impulsionar suas vendas
Strengths: monitore suas forças
Quais suas forças de venda? Em outras palavras, quais recursos colocam você um degrau acima da concorrência? Na estratégia, esses recursos representam o que é chamado de força. Eles ajudam a superar a concorrência e atingir os objetivos.
Por exemplo, um time de vendas alinhado é uma força. O mesmo vale para softwares de ponta e uma carteira de clientes atualizada. Tudo o que representa uma competência e pode fazê-lo superar a concorrência é uma força.
Weaknesses: identifique suas fraquezas
Assim como existem forças, existem fraquezas. Esse segundo elemento diz respeito aos recursos mais precários, capazes de colocar as suas vendas em posição de desvantagem em relação à concorrência. Portanto, podem ser prejudiciais.
Imagine uma marca pouco reconhecida, uma equipe com alto grau de turnover e vendedores que faltam com recorrência ao local de trabalho. São bons exemplos de fraquezas. Portanto, fraquezas são recursos que geram desvantagem nas vendas.
Opportunities: avalie as oportunidades
O ambiente externo é imprevisível. Em algumas situações, ele apresenta ameaças que são aterrorizantes e, em outras, oportunidades incríveis. É preciso ficar atento a tais variáveis, assim, dá para vender muito mais e superar os concorrentes.
Para ficar mais claro: oportunidade é tudo o que pode ser aproveitado em favor da empresa, nesse caso, para otimizar o volume de vendas. Por exemplo, a redução de certos impostos, o crescimento do poder aquisitivo e as datas comemorativas.
Threats: prepare-se para ameaças
Ainda é importante olhar para o ambiente externo e identificar as ameaças que existem. Em suma, uma ameaça é tudo que pode prejudicar sua força de vendas ou empresa. Quanto maior a ameaça, mais você precisa estar preparado para ela.
Imagine longos períodos de crise, o desaquecimento de determinado mercado ou a entrada de novos competidores no seu segmento. A vantagem é que, ao preparar-se para ameaças, as chances de que elas prejudiquem a sua força de vendas é menor.
Relacione as variáveis internas e externas
Ter boas informações é algo importante, mas não é suficiente para alavancar as vendas. Por esse motivo, é preciso transformar as informações obtidas (acerca das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas) em resultado de vendas.
Saiba como usar a tecnologia para impulsionar suas vendas
Relacione suas forças com as oportunidades existentes, no intuito de aproveitá-las. Avalie como suas fraquezas podem prejudicar os negócios e, então, tente corrigi-las. Por fim, integre novos recursos e competências para se tornar mais competitivo.
Como você pode observar, a análise SWOT para vendas é uma ferramenta relativamente simples. É preciso estar atento ao que ocorre dentro e fora da empresa, avaliando como isso pode prejudicar ou beneficiar a sua força de vendas. Desse modo, é possível estar um passo à frente da concorrência e usar as oportunidades em seu benefício.
Deixar Um Comentário