Afinal, o que avaliar ao contratar um gestor de vendas? Descubra!

2019-06-14T14:14:49-03:0030 novembro, 2018|Capacitação no Varejo|

Há uma série de competências técnicas e comportamentais que devem ser avaliadas na seleção do gestor de vendas. No post de hoje, destacamos as principais para você!

A venda é crucial à sobrevivência de toda empresa. Sem ela, outras atividades — como a criação, fabricação e distribuição de produtos — perdem seu sentido. Por essa razão, torna-se necessário contar com um gestor de vendas realmente competente.

A dúvida é: quais competências o líder da área comercial deve ter e o que avaliar ao longo do processo de recrutamento e seleção (R&S)? Continue a leitura e descubra!

Alinhamento cultural

Em primeiro lugar, é importante que o líder conte com crenças, prioridades e valores próximos aos da empresa. Isso é chamado de alinhamento cultural ou, ainda, fit cultural.

Quando há afinidade, o recém-contratado tem maior aderência ao trabalho, entende as prioridades do negócio e atua com maior sintonia em relação aos outros líderes.

Para avaliar o fit cultural, é comum a aplicação de testes de perfil comportamental, entrevista e dinâmica em grupo. O objetivo é identificar as crenças e valores do gestor.

Habilidade de liderança

O gestor de venda está à frente da atividade-fim do negócio (vender), bem como de uma equipe de trabalho. Logo, a habilidade de liderar é essencial ao alto desempenho.

Como todo bom líder, deve ter uma comunicação clara, espírito de equipe, vontade de ajudar outras pessoas e alcançar grandes resultados. Assim, todos são beneficiados.

É importante lembrar que ser um chefe é diferente de ser um líder. O poder posicional (do cargo) não torna alguém líder, muito menos bem-visto por seus subordinados.

Aprenda a medir e melhorar
o desempenho da sua equipe!

Ênfase em processos

O ambiente externo está competitivo como nunca e, por causa disso, é preciso de um gestor que trabalhe com base nos indicadores, objetivos e metas desafiadoras.

É preciso avaliar a capacidade do líder de trabalhar com processos, bem como seu foco em resultados-chave. Quanto mais focado e competente for, melhor para a organização.

Para tanto, ao longo das entrevistas, avalie o apreço do candidato por indicadores, métricas e processos, quais suas credenciais, experiências e casos de sucesso.

Aptidão com tecnologias

A tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos. Hoje, estamos na indústria 4.0 e os avanços permitem a automação de boa parte do trabalho.

Nesse contexto, o gestor de venda deve ter aptidão para aprender, desaprender e reaprender a trabalhar com tecnologia. Assim, todo o trabalho pode ser melhorado.

Avalie, por exemplo, o conhecimento do candidato para trabalhar com um sistema de gestão de desempenho ou tecnologia similar. Logo, terá acerto na escolha.

Experiência em vendas

O setor de vendas é complexo, afinal, lida diretamente com o cliente e deve solucionar problemas com rapidez e acerto. Portanto, o ideal é um líder com experiência na área.

Avalie as experiências anteriores do candidato, há quanto tempo trabalha na área comercial, quais suas principais conquistas, entre outros itens importantes.

O intuito é selecionar um gestor de vendas com uma experiência mínima, que já conheça os desafios do comércio e as melhores práticas para alavancar os resultados.

Ao considerar todos esses fatores, a chance de conduzir o recrutamento e seleção com excelência e contratar o candidato ideal é muito maior. Logo, a empresa e a equipe de vendas serão beneficiadas, pois terão um líder competente para alavancar os resultados.

Gostou do artigo e sabe o que considerar ao contratar o gestor de vendas? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais — Facebook e LinkedIn.