Como o acesso à informação pode ajudar no desempenho de vendas?

2021-09-10T09:28:31-03:0017 outubro, 2019|Produtividade de Vendas|

Na era dos dados e da informação, descubra como o acesso a informação pode potencializar as vendas do seu negócio!

Atualmente os hábitos de consumo tendem a se modificar muito rapidamente. Essas mudanças nas vendas são provocadas, principalmente, pelas novas tecnologias lançadas no mercado mundial.

Há muita facilidade para ter acesso a essas tecnologias e as informações cada vez mais proliferam. Nesse momento surge um novo tipo de consumidor que está atento às informações e quer ter livre acesso a elas. Com isso, as empresas se deparam com consumidores mais exigentes e necessitam manter a relevância em seus produtos ofertados no mercado.

A sua empresa está inserida na sociedade da informação. Isso porque o avanço tecnológico facilitou o acesso e análise de dados dos mais diversos tipos. Dessa forma, boa parte das empresas — ou, pelo menos, daquelas que se destacam no mercado — utiliza dados internos e externos para embasar a tomada de decisão, o diagnóstico de problemas e a criação de estratégias.

É aí que entra o acesso à informação. Esse conceito se refere à capacidade que a sua empresa tem de acessar dados e indicadores referentes ao seu próprio funcionamento interno, assim como sobre os seus clientes. Eles podem ser utilizados para melhorar a performance do negócio como um todo, inclusive o desempenho de vendas.

Quer saber como isso funciona? Continue a leitura e descubra!

Permite acessar indicadores

Quando você investe no acesso à informação, consegue calcular uma série de indicadores, tanto relacionados à performance individual dos seus colaboradores quanto ao grupo do time de vendas. Dessa forma, é possível saber quais vendedores geram mais resultados, acompanhar seu desempenho e identificar problemas.

A partir do cálculo desses indicadores é possível acompanhar a performance de vendas da sua equipe e observar comportamentos, atitudes e estratégias capazes de alavancar resultados. Tudo o que for positivo pode ser implementado.

O gestor de vendas ao acessar as informações, deve conhecer os sistemas que envolve processos, pessoas e equipamentos, com o objetivo de coletar, selecionar e analisar as informações repassando-as para os responsáveis de marketing para que tomem decisões mais assertivas.

As informações sobre hábitos, perfis e necessidades envolvendo os clientes, as movimentações do mercado e tendências de marketing são conteúdos essenciais para as vendas da empresa. Desse modo, o sistema de informações   permite que a empresa integre o monitoramento delas com a criação de estratégias para assertivas nas vendas.

Os sistemas de informação de forma computadorizada utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação, tem o objetivo de transformar recursos de dados em produtos de informação.

Ajuda no diagnóstico de problemas e gargalos

Há uma série de problemas e gargalos que podem não ser percebidos pelos colaboradores e gestores da área. Isso porque estão todos muito envolvidos com o setor, o que resulta em dificuldade para enxergar a situação de forma global e, a partir disso, identificar a causa real desses problemas.

No momento das vendas ao consumidor é de suma importância que o gestor tenha conhecimento dos diversos acessos aos tipos de informação mais variados, sejam eles desktop ou via web.

O gestor deve focar que nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Ele deve ter conhecimento que existem vários tipos de acesso as informações que atendem níveis organizacionais importantes e que são: os de nível organizacional e os de nível operacional. Eles que agem dando suporte aos gerentes operacionais nas vendas, contas e depósitos bem como o fluxo das matérias prima a serem usadas nas vendas e produtos da empresa.

Sendo assim, o acesso à informação entra como grande aliado. Com dados em mãos, é possível realizar esse tipo de diagnóstico e, a partir do que for encontrado, corrigir os problemas da área de vendas. O resultado dessa estratégia é um melhor desempenho para o seu negócio.

CTA ebook performance e desempenho

Embasa a tomada de decisão

A tomada de decisão é um processo complexo porque envolve avaliar a situação e, a partir disso, identificar diversos possíveis cenários para escolher o caminho mais promissor. As informações para realizar essas atividades de forma adequada estão em dados relacionados ao time de vendas, ao mercado e aos seus clientes.

Na hora da compra e venda, o acesso às informações é feito pela Internet, principalmente. Na maioria das vezes são procurados os sites que tem as mensagens direcionando o cliente a reclamar, se não estiver satisfeito com o produto adquirido. Os consumidores procuram também informações se o produto é confiável no mercado.

Os clientes mais exigentes estão sempre em busca de soluções. Cada dia aparece mais canais de informação e comunicação nas vendas. Essas informações vêm para ajudar a fundamentar a estratégia do omnichannel.

O omnichannel é uma estratégia adotada integrando todos os pontos de contato da empresa. Através dele valoriza-se a experiência da empresa. Oferecendo, por conseguinte, uma conexão segura ao integrar o online e o offline. O consumidor terá então as opções de comprar pela internet ou ir pessoalmente a loja física dessa empresa.

O atendimento ao cliente de forma omnichannel deve contar com uma equipe de vendas bem treinada. É um atendimento diferenciado dos demais, pois lida com diferentes canais de venda. Toda a equipe de vendas deve estar alinhada nessa hora.

Quer saber a diferença entre multicanal e omnichannel? Clique aqui.

Clientes satisfeitos

O acesso às informações representa, para o consumidor, algo essencial no que se refere a marca do produto e a experiência que a empresa tem na praça.

Ele quer acima de tudo satisfação na sua compra. Essas informações devem ser de fácil acesso, pois o cliente faz uma consulta prévia dos produtos pretendidos, quais as marcas e empresas que podem lhe oferecer da melhor forma possível. Nesses casos deve haver uma integração entre o varejo e o online para que as vendas possam fluir com sucesso atendendo a demanda do mercado.

O chatbot por exemplo, é uma ótima maneira de permitir o acesso à informação de seus clientes. Ao iniciar um chatbot toda a equipe deve estar atualizada em uma rede social, gerando um canal de conversa, quer seja por telefone ou pessoalmente com o cliente contatado.

O consumidor precisa ter clareza ao receber as mensagens na hora da venda e na apresentação do produto. Para isso ocorrer os produtos devem estar personalizados e com solução eficiente.

Use multicanais para atendimento

O acesso às informações pelo telefone, e-mails, mensagem pelo Instagram ou outro canal de comunicação que sua empresa tenha, vai fazer a diferença. Deve haver continuidade nessas informações sempre. Esse tipo de conexão pode ocorrer nas lojas físicas ou online.

Por fim, podemos afirmar que o uso do omnichannel apresenta-se como uma importante estratégia para as vendas. Entretanto, depende também do uso de boas tecnologias dentro da empresa e uma acertada comunicação interna. O seu uso vem consolidar as empresas que o adotam. É através do omnichannel que se usa múltiplos canais para suprir as demandas dos clientes tanto nas vendas quanto nas pós-vendas.

É o mundo real favorecendo o mundo digital dentro das empresas.

Análise de dados em vendas

A análise de informação de dados em vendas só vem a acrescentar o acesso à informação nas vendas ao consumidor. Esta análise consiste na interpretação dos fatos incluindo os fenômenos relativos ao negócio das vendas a serem concluídas. Ele ajuda a maximizar as oportunidades dando um up para a empresa.

Através da análise das informações o gestor consegue identificar problemas e consequentemente ampliar as oportunidades de sucesso nas vendas.

O gestor de vendas deve impulsionar as ações de acesso as informações demonstrando a importância do levantamento dos dados para crescer e alavancar no competitivo mercado de estratégias vitais para as vendas de sucesso.

Tenha em mente que sua empresa é única e ela personifica seu produto claramente aos clientes que acessam as redes sociais, e-mails e Facebook dela.

CTA ebook campanhas de motivação

Sistemas de Informação Gerenciais

São sistemas de informação nas empresas e na administração, visando dar suporte ao nível gerencial com a elaboração de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados. Esses sistemas de informação de eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão, são essenciais na aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos periodicamente na empresa.

Por fim, deve ser objetivo essencial da equipe de vendas de sucesso, ter acesso a todas as informações possíveis para colocar o produto da empresa no mercado.  O gestor deve dar o treinamento adequado para que todos seus funcionários, consequentemente seu time de vendas seja o melhor na praça, no que se refere ao mercado de vendas de êxito.

Portanto, quando você tem acesso informações, consegue tomar melhores decisões para o futuro do negócio. Dessa forma, aumenta as suas chances de sucesso e potencializa o setor como um todo.

Melhorar o desempenho em vendas faz com que a sua empresa lucre mais, cresça e se desenvolva. Isso é possível quando você tem acesso a informações sobre os colaboradores, time de vendas e clientes. Tal condição permite calcular indicadores, diagnosticar problemas e tomar boas decisões, o que potencializa os resultados do setor e leva a sua empresa para mais perto do sucesso!

O sucesso está batendo na porta de sua empresa, basta dar oportunidade para que ele entre através do melhor acesso as informações de seus produtos e com o melhor time de vendas do mundo.

Quer saber como garantir o acesso à informação pela sua empresa? Então, entre em contato com a Casting e conheça nossas soluções!

Compartilhar este Artigo

9 Comentários

  1. […] é feita para comparar o que foi planejado com o estágio desejado. Nessa etapa, são recolhidas informações e produzidos relatórios que deixarão o resultado mais nítido, positivo ou […]

  2. […] o fácil acesso à informação, o cliente faz antes uma pesquisa aprofundada e busca referências de outros atendimentos e […]

  3. […] Essa informação ajudará a melhorar a performance do negócio como um todo, inclusive o desempenho de vendas. Quer saber mais como isso funciona? Então leia o artigo: Como o acesso à informação pode ajudar no desempenho de vendas? […]

  4. […] ao grande acervo de informações, esses equipamentos conseguem encontrar novos padrões de atuação e operar com independência, […]

  5. […] a união entre marketing e vendas, o fluxo de informações é melhorado, facilitando a troca de conhecimentos e experiências. Os problemas podem ser […]

  6. […] seus vendedores são uma ótima fonte de informação na hora de estabelecer metas. Isso porque eles podem apontar os principais desafios de vendas, […]

  7. […] das grandes vantagens que a internet proporciona é a facilidade no acesso e troca de informações. Podemos ver diversos conteúdos sobre os mais variados temas, sejam livros escritos por […]

  8. […] com estratégias de marketing de conteúdo, nas quais as pessoas informam voluntariamente suas informações de contato em troca de um material interessante que você ofereça, como um ebook ou um checklist, […]

  9. […] na hora de gerenciar as informações da sua loja, que estão concentradas em um só […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo