6 passos para engajar e aumentar desempenho do time de vendas

2019-10-02T09:39:44-03:005 fevereiro, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

Veja o que você precisa para engajar e aumentar o desempenho do time de vendas, tenha melhores resultados e atinja suas metas!

A falta de engajamento e motivação do time de vendas é um dos principais problemas atualmente de boa parte das empresas e isso acaba afetando diretamente o desempenho de suas vendas. Sua equipe precisa estar bem preparada e treinada para que tenha resultados positivos e significativos, conquistar e alcançar o desempenho esperado. Se seu time de vendas não estiver motivado e preparado, certamente terá péssimos resultados, e você não quer isso, certo?

É necessário que saiba algumas coisas para realizar tudo isso e aqui vão 6 passos práticos que irão te ajudar!

1) Seja transparente

O primeiro passo para engajar e motivar sua equipe de vendas é ser bem transparente com ela mostrando suas expectativas, aquilo que é esperado pela empresa. Você precisa ser bem claro quanto aos planos da empresa e objetivo de cada pessoa.

É muito importante que exista essa transparência para que todos estejam trabalhando com um propósito definido, para que todos estejam motivados e consequentemente isso trará bons resultados.

2) Mapeie as competências

Para que você tenha um maior controle de cada colaborador, é necessário mapear suas competências, sejam elas em relação ao seu desempenho profissional, técnico ou ao seu comportamento, como se porta na sua empresa.

Isso valoriza muito cada profissional fazendo ele se sentir melhor, importante dentro da empresa e motivado para exercer seu trabalho cada vez melhor. Consequentemente isso tornará seu time mais produtivo, trazendo melhores resultados.

3) Ofereça treinamentos

Bom, agora que já explicou as expectativas e mapeou as competências de cada um, eles necessitam de treinamentos. Você precisa investir nisso para que se desenvolvam e aprendam mais sobre o assunto para que tenha autoridade sobre ele.

Esses treinamentos são anytime and anywhere, ou seja, podem ser realizados em qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Isso facilita muito para quem não consegue ir até aulas presenciais e num determinado horário marcado.

Lembre-se que dificilmente você encontra alguém no mercado que já esteja totalmente preparado para vendas, encontra-se pessoas com potencial e vontade de aprender. Com o treinamento, seu potencial será lapidado, através das ferramentas necessárias que façam com que ela aprenda e progrida.

4) Defina metas

Definir metas é extremamente importante para que estimule cada vez mais seu time de vendas a obter resultados ainda melhores, mas cuidado para não estipular metas inalcançáveis que depois gere frustações.

Aprenda a medir e melhorar
o desempenho da sua equipe!

Você deve seguir um processo baseado em ações práticas e racionais para concluir o que foi estabelecido. Escolha metas que são importantes para você e foque nelas, isso te ajudará a priorizar o que realmente importa.

5) Meça resultados

Depois de realizar esses 4 passos, você precisa medir os resultados conquistados para que seja mais fácil de visualizar o desenvolvimento da equipe. É importante que todos saibam o desempenho obtido pela equipe, mostrando os pontos positivos e negativos e tendo consciência daquilo que deve ser aprimorado.

Isso é muito bom porque os estimula a melhorar, para que não seja o único com resultados ruins. Além disso, faz com que você tenha controle maior de como está o rendimento de cada um. Você consegue visualizar quem está produzindo mais ou menos, quem está abaixo do esperado e quando necessário, saber quem deve ser promovido ou quem ainda precisa de treinamentos.

6) Realize reuniões periódicas

Após medir os resultados, você precisa realizar reuniões periodicamente com seu time para expor os resultados e incentiva-los cada vez mais. Essas reuniões devem ser documentadas e podem ser realizadas em diferentes frequências, seja semanal, quinzenal ou mensal. O que for melhor pra você e para sua empresa.

É importante que além de você saber os resultados, que todos da equipe saibam pois isso é uma maneira muito eficiente para motivar e engaja-los. A partir desse retorno recebido sobre seu desempenho, o colaborador irá saber onde está precisando melhorar.

Para essa situação e para conseguir realizar esses passos, a ferramenta mais indicada é o Casting. Ela irá ajudar a analisar o desempenho do time de vendas e fazer com que gere melhores resultados.

Através dessa ferramenta você terá acesso aos resultados da sua equipe em tempo real, além de proporcionar uma forma rápida e eficiente de dar e receber feedback do time de vendas.

Entre em contato com a SER agora mesmo e descubra como podemos ajudar a engajar a sua equipe de vendas!