6 Grandes erros que travam a boa gestão no varejo

2019-06-19T16:57:09-03:0010 julho, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Saber como gerenciar uma equipe no varejo é um dos principais elementos que influenciam no sucesso de seu negócio. Não há uma fórmula pronta de como tomar as decisões certas para uma boa gestão, porém, existem atitudes comuns que muitos gestores tomam e prejudicam a evolução do seu comércio.

Para que seu varejo não seja comprometido, listamos os seis grandes erros que podem atrapalhar na gestão e consequentemente nos resultados esperados. Confira a lista abaixo e saiba como evitar estas práticas.

Estipular metas inalcançáveis

É importante estipular metas de vendas para sua equipe, porém não se deve definir um número que seja impossível de ser alcançado. O ideal é estabelecer resultados que sejam bons para o negócio e ao mesmo tempo estimulem o time a conseguir melhores resultados.

Quando o gestor estrutura uma meta inalcançável, ao mensurar o desempenho de cada um, os números sempre estarão abaixo do esperado, assim o colaborador irá se sentir frustrado e insatisfeito com o próprio trabalho.

Para determinar as metas de forma eficiente o gestor pode utilizar o método SMART.  Seguindo esse modelo, o líder não deve pensar somente em criar um objetivo geral de aumentar as vendas, mas sim em como fazer isso de maneira eficiente, detalhando cada passo para sua equipe. Outro ponto relevante é sempre criar objetivos baseados nos últimos resultados obtidos, buscando ter números crescentes, mas sem criar expectativas exageradas.

Falta de incentivo

Recompensar o colaborador com premiações é uma boa maneira de incentivar a equipe a alcançar melhores resultados. No entanto não é algo simples de se decidir, algumas recompensas podem não atrair o interesse do time, que nesse caso não enxerga benefícios em melhorar o desempenho.

Existem diferentes maneiras de se premiar as melhores atuações, a mais utilizada é através de comissões em dinheiro, porém, há outras formas que também podem ser tentadoras e até mesmo mais baratas. Por exemplo, um dia de folga, um almoço especial, vale usar a criatividade para saber o que estimula mais a sua equipe.

É necessário conhecer bem o time para saber quais recompensas são mais desejadas para motivar o desempenho. Por isso o relacionamento do gestor com o funcionário é essencial para saber qual decisão tomar.

Conheça outros grandes erros dos gestores
que acabam desmotivando a equipe

 

O que é jo

Não investir em treinamento

É indispensável ter uma equipe de vendas capacitada para lidar com diferentes situações no cotidiano. Mesmo sabendo da importância do treinamento para o negócio, muitos comércios consideram que a capacitação dos funcionários são na verdade um gasto para empresa. Para esses casos, a consequência nunca é positiva, uma pesquisa realizada pelo CEO Challenge revela que a principal dificuldade das empresas é em capital humano.

São muitos os benefícios de se fazer um treinamento de vendas. Muitas vezes o colaborador é cobrado por algo que não lhe foi ensinado, o que faz com que ele se sinta inferior, prejudica sua relação com o gestor e por consequência tem impacto nos lucros.

O treinamento de vendas não é como uma mágica que acontece de um dia pro outro, o colaborador tem que estar comprometido para funcionar, por isso é bom se atentar ao modelo do treinamento que será aplicado. Se basear apenas em teorias e números pode deixar o processo monótono e pouco atrativo, o certo é criar um andamento dinâmico, e por fim conseguir mensurar o progresso alcançado após o treinamento.

Não mensurar o desempenho

Medir a performance da equipe é um fator importante na gestão no varejo. Não se trata somente de quem consegue o maior número de venda, são muitos elementos que podem impactar na atuação de cada membro do time.

Mensurar o desempenho não significa comparar os colaboradores para saber qual está se saindo melhor, muitas informações podem ser coletadas ao fazer um relatório de atuação de cada funcionário. Com isso é possível identificar quais os pontos fortes e quais dificuldades encontradas por cada um. A avaliação não pode ser generalizada, o gestor deve ressaltar em quais pontos o colaborador se destacou e quais aspectos ainda tem a melhorar.

Ao analisar os resultados obtidos por cada funcionário, é importante não fazer comparações entre os que tiverem números maiores e os que não alcançaram a meta desejada. Comparar funcionários gera um ambiente de competição que atrapalha a relação da equipe.

Não investir em tecnologias

O mercado está em constante evolução, e com isso quem não se adapta é ultrapassado rapidamente. As tecnologias presentes no dia-a-dia buscam facilitar cada vez mais a vida das pessoas. Mas como utilizar esse fator para melhorar a gestão no varejo?

São muitas ferramentas existentes no mercado, a questão é saber quais delas se encaixam melhor no seu negócio.  Big Data, People Analytics, Softwares de RH, são muitos os recursos presente atualmente. Na hora de implantar uma nova tecnologia é imprescindível saber quais são as suas necessidades para então definir qual irá contribuir da melhor maneira.

A tecnologia está aí para tornar a vida mais fácil, mas o que realmente faz a diferença é saber utilizar de forma que traga apenas benefícios, e não se perder com a quantidade de informação que ela proporciona.

Não passar confiança a sua equipe

O relacionamento do gestor com sua equipe influencia diretamente no desempenho de cada um. Para criar um ambiente agradável em seu comércio, a relação com os colaboradores é a peça chave.

As pessoas possuem diferentes comportamentos, tratar todos de forma generalizada não é a melhor atitude. O colaborador deve sentir que pode confiar em seu chefe para contar o que está incomodando em relação ao trabalho. É fundamental conseguir equilibrar a relação, estabelecendo limites e ao mesmo tempo se colocando disponível para ajudar nos problemas.

Com o colaborador confiando em seu gestor, a rotina de trabalho se torna transparente, pois a equipe sente que pode reportar as falhas sem medo de ser repreendida, e acredita que ele vai saber como tomar as melhores decisões.

Este conteúdo foi útil para você? Confira os outros posts aqui do blog e saiba mais sobre como melhorar a gestão no varejo. Siga a SER nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo.