6 ações importantes para o planejamento de uma liquidação

2019-06-25T15:56:02-03:0016 março, 2018|Sales Performance Management|

Após o fim do ano, os varejistas costumam fazer liquidações para que aquelas mercadorias do ano anterior ou mercadorias que estão paradas tenham uma maior saída dos estoques, abrindo espaço para a entrada de novos produtos. Não só no começo do ano, mas as liquidações são bem-vindas sempre que haja necessidade de um faturamento maior, renovação de produtos e conquistas de novos clientes.

Para que uma liquidação tenha sucesso, arrecade um valor significativo para o negócio e consiga atrair consumidores que possam tornar-se clientes, é necessário seguir passo a passo algumas ações que darão margem ao planejamento, a divulgação e, enfim, as vendas.

A seguir, separamos seis ações importantes para o planejamento e o acompanhamento de uma liquidação para você aplicar em seu negócio. Continue lendo!

1-  Defina as metas

É sempre importante ter metas claras estabelecidas. Primeiro, faça uma margem de descontos que pretende aplicar nas promoções, depois, a partir disso, pense em metas como quantidade de vendas, quantidade de valor que se pretende arrecadar, etc. Sempre tendo em mente os resultados das liquidações anteriores para conseguir, assim, elaborar metas maiores para serem atingidas.

Deixe a equipe a par das metas, para que cada um possa se dedicar a bater os números e mantenha-os atualizados sobre os progressos. O Casting é uma solução da SER que permite com que os líderes e a equipe se mantenham atualizados, podendo acompanhar o avanço das metas, o desempenho de cada vendedor durante determinado período, no caso, o período da liquidação, e muito mais através de indicadores e gráficos. Além disso, o Casting disponibiliza treinamentos curtos e focados para que cada um possa melhorar de acordo com a sua necessidade.

2 – Defina as datas de início e de término da liquidação

Após fazer a definição das metas, determine uma data de início para a promoção e uma de término. Com essas datas estabelecidas, você pode pensar melhor nas metas de acordo com a duração da promoção, tendo números e valores mais exatos e possíveis de serem atingidos. Os clientes também ganham com essa definição, já que, assim, eles têm a possibilidade de se programarem para ir até a loja em dias que preferirem.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

 

3- Faça uma boa seleção dos produtos

Verifique o estoque dos produtos que sobraram de certas coleções e os que estão parados na loja há mais tempo. Faça uma seleção de produtos que tenham um baixo giro, visto que produtos que tem alto giro não precisam de promoção para serem vendidos, e podem ficar um tempo a mais na loja com o preço normal.

4 – Organize o sistema com os valores da liquidação

Já aconteceu com você de escolher um produto que está na promoção em uma loja e quando chegou ao caixa ele estava com o preço antigo no sistema? Essa é uma situação chata que pode ser evitada se houver o abastecimento correto de novos valores no sistema. Hoje, devido a tecnologia, há ferramentas de promoções nos sistemas que permitem com que esse abastecimento seja feito de forma mais fácil.

Manter esses números atualizados e corretos evita confusões na hora de finalizar as vendas, já que não há a necessidade de chamar pessoas para resolver o problema, e otimizam o tempo, tanto do vendedor, quanto do consumidor.

5 – Tenha um cuidado especial com a exposição e a identificação dos produtos

Mercadorias expostas em lugares visíveis para os clientes vendem mais, por isso, aproveite essa exposição! Deixe os produtos em liquidação em um local onde as pessoas possam “bater o olho” e ver que ali há mercadorias com preços mais baixos.

A vitrine precisa ser chamativa, a ponto que tome a atenção das pessoas que passam pela loja. Então, escolha bem os produtos que serão exibidos. Organiza-los por categorias é uma opção viável e que dá resultados, visto que os clientes serão atraídos pelo impacto que os produtos vão causar.

As etiquetas devem conter a informação “De R$79,90 por R$ 39,90”, por exemplo, já que isso vai mostrar ao cliente que há um desconto em jogo e pode instiga-lo a compra.

Outro bom lugar para expor produtos é no caminho dos caixas. As pessoas ficam, muitas vezes, alguns minutos na fila para realizar o pagamento, o que dá a elas um tempo para dar uma última olhada em produtos que a loja oferece, logo, essa pode ser uma última chance para que algum outro produto seja vendido para essa pessoa que já escolheu o que comprar.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

6 – Faça uma boa divulgação da liquidação

Talvez esse seja o passo mais importante para que uma liquidação tenha sucesso. Para fazer uma boa divulgação, utilize os meios de comunicação que trazem mais benefícios para a loja, tendo sempre em vista a localidade geográfica na qual a loja se encontra.

As ações pensadas para promoções na web, conhecidas como marketing digital, têm crescido e está transformando a internet na principal forma de comunicação entre loja e clientes.

Hoje, as redes sociais disseminam informações de uma forma bastante rápida e eficaz, já que há a possibilidade de compartilhamento entre os usuários. O Facebook e o Instagram são, atualmente, as duas redes sociais que mais oferecem resultados para os varejistas, e, para esses meios, prepare mensagens criativas e que chamem a atenção dos internautas.

Saiba posicionar bem sua loja na internet. Faça banners e posts que contenham alertas do período no qual a liquidação acontecerá e dos descontos que serão dados.

Seguindo esses seis passos, é garantido que sua liquidação seja bem-sucedida! Mas não se esqueça de acompanhar os resultados e manter a equipe atualizada sobre as metas, é muito importante que todos estejam a par do que acontece na empresa.

Gostou do conteúdo? Nos siga e compartilhe o artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso! Assine também nossa newsletter para receber novidades.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by