5 dicas para deixar o seu PDV organizado de forma prática

2017-11-13T14:00:08-03:0013 novembro, 2017|Produtividade de Vendas, Sales Performance Management|

Precisa de ajuda para organizar o ponto de venda? Entenda como um ambiente de PDV organizado faz diferença e confira cinco dicas para começar as mudanças no seu negócio!

Quantas vezes você entrou em uma loja, não encontrou o que procurava porque tudo parecia uma bagunça sem fim e foi embora frustrado? Ou perguntou para um vendedor se havia determinado item e ele simplesmente não soube responder? Isso é algo que acontece com frequência no mercado e que poderia ser evitado com uma simples organização do ponto de venda (PDV).

Ter um PDV organizado é essencial para garantir o sucesso do negócio. Ele garante que os clientes encontrem os produtos de que precisam, bem como os funcionários estejam preparados para direcionar os visitantes. Além disso, o ambiente da loja é a chave para fornecer uma experiência única para os clientes. Portanto, a sua organização deve ser feita de forma estratégica.​

Pensando nisso, ensinamos cinco dicas para deixar o seu PDV mais organizado e gerar melhores resultados no seu negócio! Confira.

1. Avalie o comportamento do consumidor

A primeira dica é, antes de mais nada, compreender o comportamento do seu consumidor para determinar a organização do PDV.

Você deve compreender as necessidades e os gostos do seu público para tornar o seu ambiente de loja algo agradável e atrativo para ele. Para isso, faça estudo do mercado, visite a concorrência e converse com a sua própria equipe para entender o seu público.

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2. Use bem a vitrine

Agora, vamos falar de como você constrói essa experiência para os clientes, começando pela porta de entrada e atração de visitantes: a sua vitrine.

Ela é o principal canal de comunicação para atrair clientes que estão passando pela loja e não têm intenção de entrar no PDV. Nesse local é importante colocar uma amostra do que o cliente vai encontrar, demonstrando o tipo de produto e ambiente que você oferece.

As vitrines devem ser claras, apresentando os itens mais vendidos ou produtos que a empresa quer destacar. Além disso, eles devem estar dispostos de forma homogênea, contando uma história que faça sentido. Para isso, você pode criar pequenos ambientes, como pontos de luz em conjuntos de produtos ou usar manequins.

3. Construa um caminho dentro da loja

Com o cliente dentro da loja, é importante que você crie um ambiente padronizado, seja por gôndolas, seja por corredores ou até mesmo pelas cores.

Agrupe categorias de produtos ou itens semelhantes para que o cliente não fique perdido na loja nem tenha que andar por diversos locais para encontrar produtos que podem ser colocados juntos.

Organize a loja para criar um caminho natural para o visitante. Coloque na entrada, por exemplo, produtos menos procurados, com os itens mais vendidos ao final de um corredor, porém com sinalização e visível, fazendo com que ele possa encontrar tudo o que procura.​

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4. Tenha pontos de destaque

Algo essencial em qualquer PDV é a presença de pontos de destaque, como ilhas de produtos, ambiente de promoções e ofertas próximas ao caixa.

Use sinalização diferenciada e locais visíveis para destacar produtos estratégicos. Por exemplo, crie um ambiente de promoção ao final de um corredor que o público não costuma visitar e aumente a interação do cliente no PDV.

5. Treine a equipe

Por fim, é essencial que a sua equipe de venda e atendimento esteja bem preparada para atender a todos os visitantes e fornecer as informações necessárias para realizar as vendas ou fornecer uma experiência positiva dentro do PDV, de forma que, se o visitante não realizar uma compra, ele ainda indicará a loja pelo seu atendimento.

Para isso, invista em treinamentos e, sempre que ocorrer uma mudança na organização do PDV, informe a toda a equipe.

Estas dicas vão ajudar a deixar o seu PDV mais organizado e gerar melhores resultados para o seu negócio.

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