5 dicas de como treinar e motivar a equipe para bater metas

2019-07-30T11:04:10-03:0018 janeiro, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Para bater metas e se destacar no mercado, nada melhor do que uma equipe de alto desempenho, com integrantes treinados e motivados. Para tanto, é preciso conhecer algumas dicas sobre gestão de pessoas e performance!

Treinar e motivar a equipe de funcionários é um processo que pode ser aprendido e aplicado por qualquer líder. Dessa maneira, é possível alcançar conquistas ainda maiores na empresa, assim como construir um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Coisas como: melhorar a fluidez da comunicação, criar metas com a equipe e buscar treinamentos mais dinâmicos podem fazer toda a diferença. Confira essas e outras dicas ao longo do conteúdo. Boa leitura!

1. Estabeleça metas com o time de funcionários

As metas funcionam como uma bússola na empresa, direcionando a todos na busca por resultados específicos. Todavia, é preciso saber como criá-las no formato SMART, além de contar com a ajuda do time para desenvolvê-las de forma realista.

Uma ótima medida é criar ao menos 50% das metas em parceria com o time, assim será possível envolvê-lo desde o início, resultando em uma maior motivação no futuro. Nesse caso, o gestor deve atuar como um facilitador, garantindo que metas adequadas sejam criadas.

2. Invista no modelo de gestão à vista

Uma equipe fica desconfiada quando sente que seu líder esconde coisas importantes, resultando em um clima de descrédito, onde os profissionais sentem-se pouco engajados. O modelo de gestão à vista é uma ótima ferramenta para eliminar essa fraqueza.

Grosso modo, consiste na colocação de painéis em pontos estratégicos da empresa para compartilhar indicadores-chave de desempenho, tais como: nível de satisfação dos clientes, tíquete médio e participação no mercado. Assim, é possível otimizar a transparência e manter os profissionais comprometidos com a melhoria contínua.

Algumas práticas acabam destruindo a vontade de trabalhar
Veja se você está fazendo errado e como pode melhorar!

3. Crie um plano de cargos e salários

Criar um plano de carreira pode ser uma ótima solução para motivar a equipe e desenvolver os colaboradores. Todavia, é importante que a promoção dos profissionais não dependa apenas do tempo de “casa”, mas também dos conhecimentos técnicos aprendidos e dos resultados alcançados. Ou melhor, é preciso desenvolver um plano mais robusto.

4. Disponibilize treinamentos mais dinâmicos

No Brasil, os profissionais passam por cerca de 22 horas de treinamento ao ano, número 38% inferior aos Estados Unidos. A verdade é que muitos programas de capacitação ainda são monótonos e desatualizados, desestimulando os colaboradores.

Existem algumas soluções que podem ser aplicadas. Uma das mais eficazes é o uso da técnica de Gamificação, isto é, a transformação de treinamentos tradicionais em jogos corporativos. Outra possibilidade é incentivar os próprios funcionários a desenvolver treinamentos, técnica conhecida como treinamento colaborativo.

5. Conte com o apoio de sistemas de gestão

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão, facilitando a comunicação, a motivação e o alinhamento dos colaboradores na busca pelos objetivos. Como exemplo, é possível destacar sistemas de: gestão de metas, avaliação de competências e comunicação interna. Por esse motivo, é importante investir em tecnologias que agreguem valor à companhia.

Essas são algumas das principais dicas para treinar e motivar a equipe, mas existem outras. É importante que o líder conheça sua equipe, realize avaliações de desempenho e descubra as competências técnicas que precisam ser desenvolvias. Assim, é possível agir com eficácia.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber e-mails sobre liderança, gestão de pessoas e equipes. Vamos lá!

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by