4 dicas infalíveis para aumentar as vendas no varejo

2019-06-24T14:37:13-03:004 maio, 2018|Capacitação no Varejo|

 

Otimizar as vendas deve ser o objetivo de qualquer loja. Afinal, isso é essencial para a sua permanência e crescimento no mercado. Entenda como neste artigo!

Saber como aumentar as vendas no varejo é essencial para qualquer loja. Desse modo, é possível se destacar da concorrência, oferecer maiores vantagens aos clientes e perpetuar no mercado. A grande questão é: como fazer isso?

Há uma série de táticas que podem ser usadas: o investimento no relacionamento com o cliente, a definição de processos eficazes e o treinamento do time de vendas, entre outros.

Pensando em tudo isso, separamos, neste artigo, 4 dicas infalíveis para aumentar as vendas no varejo, de forma didática e objetiva. Continue a leitura do artigo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Treine o time de vendas para atender bem

Segundo pesquisa, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência por conta do mau atendimento recebido — o que gerou prejuízo multibilionário. A verdade é que a falta de tato de alguns vendedores é um dos principais motivos para a não-venda.

Logo, torna-se fundamental manter a equipe qualificada. Estabeleça cursos de atendimento ao cliente, negociação no ponto de venda e assim por diante. Quanto mais capacitada a equipe, maiores as chances de fechar boas vendas.

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2. Estabeleça processos claros

A falta de processos claros pode deixar os vendedores “perdidos” na loja. Sem saber o que fazer, carregam o sobrepeso de um processo de venda pouco estruturado e ineficaz. Isso, além de mitigar as vendas, culmina na evasão de talentos.

Aqui, é muito interessante estabelecer um fluxograma. Com elementos geométricos, linhas e textos, estabeleça o que precisa ser feito e em que ordem — do atendimento inicial à emissão da nota fiscal. Dessa maneira, todos poderão atuar com diligência.

3. Construa um relacionamento ganha-ganha

Ainda hoje, muitos varejistas buscam um relacionamento ganha-perde, em que apenas eles saem vencedores. Esse modelo, no entanto, afasta os clientes, gera uma péssima reputação para o negócio e coloca a loja no caminho certo para o insucesso.

Construir um relacionamento ganha-ganha significa preocupar-se com o benefício mútuo — da loja e do cliente. Esse tipo de mentalidade, além de fidelizar clientes, resulta em outras vantagens, como o aumento do lucro nas operações diárias.

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4. Aumente a participação online

Cada vez mais, as empresas precisam maximizar sua presença online. Como muitos clientes estão na internet, este é um ótimo lugar para prospectar. Lojas que não usam o marketing digital estão perdendo oportunidades significativas.

O uso das redes sociais é tática cada vez mais comum. Afinal, facilita o relacionamento com o cliente. Outra possibilidade é investir na estratégia de marketing de conteúdo, objetivando educar e criar conteúdo relevante para o seu público-alvo.

É possível usar todas as táticas citadas em sua loja, desde que isso seja feito com qualidade. O cliente precisa perceber que a empresa está empenhada em atendê-lo da melhor maneira possível, fechar a venda e manter um relacionamento em longo prazo.

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