3 técnicas para recrutar vendedores e montar uma equipe vencedora

2020-08-04T16:11:57-03:0010 janeiro, 2018|Capacitação no Varejo|

O varejo é um setor que, apesar de não exigir altas qualificações, precisa de pessoas dispostas a encarar desafios, que sejam responsáveis, tenham espírito de equipe e sede de resultados. Pode parecer fácil encontrar esses vendedores, mas têm sido cada vez mais complicado para as empresas e um bom recrutamento é a chave para montar uma equipe de sucesso.

Um dos grandes segredos dos varejistas bem sucedidos para recrutar talentos é, procurar bons vendedores o tempo todo, não apenas quando surge uma necessidade urgente. Isso faz com que você tenha um banco de talentos prontos para entrar em ação, de forma mais rápida e sem causar grandes danos por conta do turnover. Mas a questão é, como fazer esse recrutamento? Quais habilidades devem ser avaliadas? Quem deve fazer essa avaliação? Quais técnicas de RH podem te ajudar?

Para tirar algumas dúvidas sobre recrutamento, separamos 3 técnicas para recrutar vendedores e montar uma equipe campeã. Teste todas e veja qual funciona melhor dentro do seu modelo de negócios.

Técnicas de recrutamento:

– Avaliação detalhada

Uma avaliação com perguntas detalhadas é uma das formas mais fáceis de se fazer um recrutamento. Ela poderá ser aplicada tanto online, como na entrevista ao vivo, e as perguntas devem ser muito bem pensadas porque é a partir delas que você conhecerá a fundo quem são os candidatos e suas habilidades, sem deixar dúvidas sobre o que você espera dele ou do que ele pode esperar do trabalho.

Algumas perguntas serão essenciais na avaliação e farão você conhecer melhor o candidato e ter uma noção de como será o desempenho dele futuro, são elas:

1 – Quais são seus sonhos?

Os sonhos são sinais de que a pessoa tem capacidade de se automotivar. Saber o que a pessoa quer da vida, mesmo que seja a longo prazo ou a curto, mostra que ela tem um motivador interno, característica essencial no varejo.

2 – Quais são os cinco valores inegociáveis em sua vida?

Esses valores são importantes para saber se o candidato está alinhado com os valores da empresa. É necessário que eles acreditem nas mesmas coisas para que tudo dê certo. Uma pessoa muito competitiva pode não ser ideal para cargos que exijam trabalho em equipe ou de gestão, afinal em uma loja é necessário também pensar coletivamente. Não adianta apenas um vendedor ser bom, é necessário que toda a equipe esteja junto em harmonia.

3 – Como você gosta de passar seu tempo livre?

Essa pergunta a princípio parece vaga e boba, mas com ela é possível descobrir algo essencial em bons vendedores: se a pessoa gosta de gente. O varejo lida com diferentes tipos de pessoas todo o tempo e por isso o candidato tem que ser alguém que gosta de estar no meio das pessoas.

Se a resposta para essa pergunta for passeios ao ar livre, festas, sair com amigos e etc, nota-se que é alguém comunicativo e cativante e isso é muito importante para quem trabalha com vendas.

4 – Qual é seu histórico educacional?

Apesar de muitas vendedores terem escolaridade mais baixa, é importante para o gestor saber quem gosta de estudar. Isso servirá para posteriormente ver quem vai treinar e buscar aprimoramento.

Pessoas que estão sempre estudando, ou buscando alguma capacitação, mesmo que fora da área, são normalmente mais determinadas, além de que conhecimento algum é desperdício, mesmo no varejo que é mais dinâmico e prático.

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– Dinâmicas e simulações

As dinâmicas e simulações são ótimas para saber como o candidato vai se sair na prática. Neste caso, aqueles que tem alguma experiência tem mais vantagens, mas a partir de exercícios dinâmicos é possível reconhecer vícios e outras características que podem ter passado em branco numa entrevista. Essa técnica também ajuda a saber como é a interação entre seus candidatos, que podem vir a formar uma equipe futuramente.

Algumas empresas dão ainda a chance de fazer um teste de um dia com o candidato no local de trabalho e esta é uma ótima maneira de avaliar também o interesse em aprender, já que será um dia de simulação, mas com bastante treinamento.

Nestes casos é importante alinhar com o RH para que a pessoa seja informada sobre a simulação anteriormente, a fim de evitar problemas caso ela ainda esteja em outro emprego, e também para definir as condições de pagamento, afinal, é contado como um dia de trabalho.

No fim do dia ou do processo é importante a empresa dar um feedback para o candidato, o que poucas ainda fazem. Esse feedback pode ser feito no padrão da avalição de desempenho que é aplicada para os colaboradores. Existem vários tipos de avaliação, você pode entender melhor sobre 5 tipos de avaliação de desempenho neste outro post.

– Uso da tecnologia

Usar a tecnologia pode ser muito útil na hora do recrutamento. Hoje a tecnologia big data é capaz de nos apresentar dados que antes nem imaginávamos conseguir com tal facilidade. Empresas de recrutamento sabem disso e começaram a criar bancos de dados para cada área.

No varejo, que costuma ter um alto índice de turnover, ter um banco de talentos, já pré-selecionados, é essencial para não perder dinheiro. É importante também que o candidato já seja qualificado, porque ele demorará ao menos 15 dias para começar a entender a dinâmica da empresa e dar lucro. Por isso usar um banco de talentos para procurar por habilidades necessárias pode ser ideal para os varejistas.

Na ferramenta SER Casting é possível encontrar o vendedor certo para seu negócio porque eles já estão previamente selecionados por profissionais de recursos humanos. A tecnologia te permite economizar tempo e ali ficam guardados dados de diversas pessoas que se enquadram no perfil que você procura. Usar ferramentas como essa podem ser a chave para otimizar tempo e diminuir o turnover no varejo.

Além dessas técnicas para recrutar bons vendedores é sempre importante pensar o quão interessante seu negócio é para um talento. Bons vendedores procuram locais que os dão oportunidades, seja de crescer, de conseguir um salario melhor, de trabalhar num ambiente bom e hospitaleiro e por isso o varejista também deve fazer da própria loja um lugar que as pessoas queiram trabalhar, é isso que atrai os talentos.

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