3 competências de um vendedor que não podem faltar no seu time

2019-09-05T14:16:43-03:005 setembro, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

Descubra agora quais são as competências capazes de alavancar as vendas na sua loja!

O seu time de vendas é quem, efetivamente, fecha a compra com os seus clientes, não é mesmo? Portanto, é necessário contar com profissionais altamente qualificados para realizar essa atividade da melhor forma possível. Afinal, são esses colaboradores os principais responsáveis pela satisfação do cliente com o processo de compra e com a fidelização desses consumidores.

Dessa forma, se você deseja aumentar as vendas em sua loja e, com isso potencializar os seus lucros, é essencial estar atento às principais competências do time de vendas e buscar estratégias eficientes para desenvolvê-las nos seus colaboradores.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra as 3 competências de um vendedor que não podem faltar nos membros do seu time!

1. Boa comunicação

A primeira competência essencial para um time de vendas de sucesso é a boa comunicação. Os vendedores precisam entender quais são as principais necessidades dos clientes e apresentar o produto ou serviço da loja com clareza.

Nesse aspecto, é importante que o time saiba como escutar o cliente, entender as demandas que ele apresenta e as suas principais necessidades. Afinal, uma boa comunicação não significa apenas saber como transmitir ideias, mas também como escutá-las. Desenvolver técnicas de rapport também pode ser muito importante nesse aspecto, de forma a auxiliar na criação de uma relação de confiança entre o consumidor e o vendedor.

Por fim, o vendedor precisa fazer uma boa associação de ideias para mostrar ao clientes como a solução da empresa resolve os problemas apresentados.

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2. Busca por conhecimento

Um bom profissional, independente da área de atuação, precisa estar sempre em busca de novos conhecimentos. Afinal, em um mercado que está em constante mudança, é essencial estar atento ao produto ou serviço que ele oferece aos clientes, saber como identificar as tendências para o futuro e aprender mais sobre o processo de venda e novas metodologias.

Essa competência se mostra em profissionais curiosos, que sempre querem saber mais sobre todos os assuntos. Isso é importante, até mesmo, na hora de criar uma boa relação com o cliente. Quanto mais conhecimento ele tem, tanto sobre a empresa quanto sobre outras áreas, mais fluida é a comunicação entre ele e o cliente. Com isso, o vendedor é capaz de desenvolver um diálogo produtivo com o consumidor e, dessa forma, ganhar a confiança dele.

3. Adaptabilidade

Imagine que os seu vendedor chega até o cliente para fechar uma compra e, de repente, é apresentado a um novo problema que impede o fechamento da venda. Esse tipo de situação inesperada acontece com grande frequência no setor de vendas e é por isso que a adaptabilidade é uma outra competência de um vendedor essencial para o seu time.

Essa habilidade permite que o profissional se adapte às novas situações e desafios que são impostos pelo trabalho e, dessa forma, consiga contorná-los para obter bons resultados. Ele é capaz de identificar a nova situação com facilidade e consegue modificar a sua postura e seu discurso para se adaptar às novas circunstâncias.

Ter um time de vendas capacitado é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque, quanto mais capacitados forem os vendedores, melhores os resultados e os lucros do seu negócio. Portanto, esteja atento à essas competências de um vendedor e busque formas de desenvolvê-las na sua equipe agora mesmo. Caso contrário, você corre o risco de ficar para trás e perder espaço no mercado que está cada vez mais competitivo.

Aproveite e leia, também, o nosso próximo artigo para descobrir quais são as tendências na área de vendas para os próximos anos!

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